Dia da Mãe




Decidi dar voz a mim e a outras mães que hoje se calaram como eu para não ensombrar a festa, que sorriram e funcionaram como eu, mas depois, mais logo, quando estiverem na segurança da sua solidão vão para o seu cantinho chorar, zangar-se e sorrir e chorar outra vez, como eu.

O meu carinho para as mães que passaram pela morte dos filhos, eu também. Pelas que os estão a acompanhar na doença. Para as mães do aditos e para as mães com quem os filhos não falam. Para as que abortaram os seus bebés porque não se sentiam seguras para os criar, eu também. Para as que não queriam gritar e dão por si a fazê-lo, e para as que se arrependem depois de bater mas já está feito, eu também. Para as que estão a passar por uma depressão pós-parto e as que se sentem más mães e têm vergonha de pedir ajuda. Para as que criam os filhos sozinhas sabendo que não seriam suficientes, eu também. Para as que puseram os seus bebés na creche demasiado cedo para irem trabalhar e choraram todos os dias, eu também. Para as que queriam amamentar mas não conseguiram. Para as que viram os seus filhos assistir a violência doméstica e se sentem culpadas, eu também. Para as mâes de bullies, e para todas as outras que não sabem muito bem se têm direito a este dia, eu também. 

A maternidade é cheia de luz e de sombra, e as sombras dissipam-se quando vêm à luz. Encorajo-nos a falar das nossas histórias, contar as nossas dúvidas, revelar as nossas culpas, partilhar as nossas dores, e, sempre que possível estar presentes umas para as outras. A arte da empatia tem a ver com reconhecer que não somos diferentes, apenas temos histórias diferentes, onde está o outro poderíamos estar nós. É dessa consciência que nasce a cura. 

Muitas vezes não podemos evitar o sofrimento, nem o nosso nem a do outro, mas podemos sempre evitar que alguém tenha que passar por ele sozinho. 

Hoje no dia da mãe, liga a uma mãe que sabes que está a sofrer, e ouve-a, sem comentar, sem dar conselhos, sem tentar mudá-la. Ouve-a apenas e faz perguntar, interessa-te, abre o coração. E quando for verdade, diz-lhe as palavras mágicas: eu também. Se precisares desabafar e não tiveres com quem o fazer envia-nos uma mensagem. Há alguém que conheces que pode precisar de ler isto? Partilha.

E fica aqui um pequeno video do qual nunca me canso, sobre a diferença entre simpatia e empatia...



Comentários

Mensagens populares