Parabéns Tomé - Como voltar a amar?



Os anos do Tomé foram dia 22.

21 anos desde que o Tomé nasceu. Próximo dia 5, 3 anos que o Tomé morreu.

Juntei-me com o Isac, a Bianca e a Sofia em Porto Covo, celebrámos o aniversário dele no Festival Músicas do Mundo e começámos a pintar a Tomévana.

É difícil encontrar o que dizer porque me parece que tudo já foi dito. Os ciclos continuam, tristeza, alegria, confusão, clareza.

O projecto Sê Aprendiz nas Escolas foi uma aprendizagem dura sobre como funcionam as estruturas políticas. Mais haverá a ser dito sobre isto mas não ainda. Foi útil, mas foi triste.


O filme está a crescer, e depois de ajustes na equipa, estamos a rolar. Tudo está a correr bem, mas, porque as três temos que continuar a ganhar dinheiro para as nossas vidas enquanto fazemos a pré-produção, o ritmo é mais lento do que gostaríamos. No entanto este processo de pré-produção tem-nos dado muitas alegrias. Sentir a ligação de alma com as pessoas que nos apoiam e com as que vêm ter connosco às apresentações do Teaser é fantástico.


E depois vêm as perguntas: porquê? para quê?
Não são perguntas más nem inúteis, são necessárias e importantes, mas também difíceis.

Nos últimos tempos tenho pensado muito na alegoria do Harry Potter - que tanto eu como o Tomé adorávamos - dos Devoradores da Morte. Ás vezes parece toda a alegria foi sugada da minha alma, que não há alegria verdadeira em lado nenhum. Olho à volta e tal como o Tomé, vejo tanta hipocrisia e tanta dor que me faz cair e perder a esperança. Tal como ele consigo imaginar um mundo mais bondoso e honesto... mas se quero agir para mudar, tenho que olhar este em que vivo nos olhos, e dói.

Porquê estar vivo e para quê? Como reencontrar a nossa mente inocente? Como voltar a amar a vida?

Ainda não tenho as respostas mas teimo em fazer as perguntas.



Comentários

Mensagens populares