o Grinch? mas ainda nem é Natal...



Gostei muito quando a Bia disse do Tomé que ele conseguia ver uma centelha de bondade até no coração do Grinch... tomara que eu fosse tão boa como ele nisso.

Cada vez mais vejo o quanto mal é feito, não pelos "maus óbvios", mas pelos mauzinhos, aqueles que infernizam os nossos dias simplesmente complicando, "obstaculizando". Eles não fazem exatamente mal, limitam-se a impedir que quem quer fazer alguma coisa consiga fazê-lo, ou pelo menos que consiga fazê-lo com facilidade, com alegria. É um pode feito de frustração e azedume. Que não consegue fazer mas se ocupa a impedir que aconteça.  Que não sabe ser feliz e até tem medo de tentar, mas não suporta a felicidade alheia.

Estes são os que magoam com indiferença, escondidos atrás dos seus postos de trabalho, dos seus papéis e das instituição ao serviço das quais estão, dos que lhes pagam o ordenado. Que se escondem atrás das regras para se vingar do mundo. Conhecem destas pessoas? Para mim agora são Grinchs. Aqui estão uns Grinchs reais desta semana.

Um Grinch é a enfermeira de saúde materna humilha uma jovem mãe e que lhe diz que deve deixar o bebé chorar para adormecer, ignorando que isso pode marcá-lo para a vida.
...é uma médica que sugere a outra mãe que faça uma cesariana que já não é necessária porque "já está marcada", essa mãe não conseguiu amamentar e teve depressão pós-parto.
...é um médico que diz ao paciente que os antidepressivos não têm efeitos secundários.
...é um policia que espanca um pai à frente do filho.

Grinchs são são os membros da direcção de uma escola que ignoram a morte de um aluno, não comunicam com a família e a tentam boicotar a homenagem que a própria escola devia ter tomado a iniciativa de fazer.
...é uma escola que ignora o processo de luto dos seus alunos. Que têm mais que fazer do que cuidar da sua saúde emocional. E se desresponsabiliza dos efeitos que isso venha a ter no seu futuro.

Grinchs são as pessoas que me dizem que é natural e que é mesmo assim, Que as coisas sempre foram assim e que é melhor não pensar nisso para não sofrer. 
Temos pena... mas não. Ou se calhar não tenho pena nenhuma. 

Quando o Tomé estava no ciclo um professor tomou-o de ponta e dizia "a senhora tem que controlar o seu filho!" eu perguntava-lhe porquê, se o Tomé era mal educado "não" se fazia menos trabalhos que os outros "não". Tentei explicar-lhe que não queria domesticar o meu filho. Contou-me que a mãe tinha estado deprimida durante a sua infância. Não sei porque me contou , saiu-lhe sem querer. Percebi que o "mal" do Tomé era ter o coração aberto, ser um espírito livre, ter uma mãe que além de o amar e respeitar, o protegia, como a dele não pode fazer, e lamentei por ele.

Voltei a casa e contei ao Tomé. Disse-lhe que o professor estava infeliz, por isso é que era mau para ele. Que ele Tomé só tinha que estar com ele algumas horas, mas ele tinha que estar consigo próprio todos os dias. E o Tomé compreendeu... garanto-vos que o Tomé aos 10 anos era mas maduro do que aquele professor.
Daí a uns dias apareceu em casa a chorar. O professor tinha-o acusado de mentir, tinha-o ameaçado. O professor não quis ouvi-lo, não acreditou nele. E disse-me a chorar de raiva e de frustração uma coisa que nunca mais esqueci, uma coisa que só podia vir do Tomé

"mãe, eu tento gostar dele, mas ele não deixa"

Duvido que alguém não tenha passado por isto, tentar gostar de alguém que não deixa. Há tantas pessoas assim, que têm tanto medo dos sentimentos que nem deixam que gostem delas, tal qual como o Grinch. Lá dentro têm um coração que encolheu por falta de amor e agora quando são amadas dói. Quando vêm alguém ser amado dói. E se tentaram gostar de alguém assim acho que sabem o que acontece a seguir.. o nosso coração começa também a encolher.



Acredito que os Grinchs têm cura, que como o do filme também o coração destes pode voltar a crescer. Sei que têm uma história que os impede de abrir o coração. Mas é dificil lembrar-me disso sempre. Às vezes tento gostar deles mas eles não deixam...

Quem me dera que começássemos a tratar os Grinchs deste mundo, porque ele sofrem e não é pouco, mas maior ainda é o sofrimento que infligem nos outros, que o vão infligir nos outros, que o vão infligir nos outros... um ciclo de violência.


Desejo a todos os Grinchs que encontrem alguém que os consiga amar apesar de tudo até que os seus corações cresçam três vezes e nem é preciso ser no mesmo dia.








Comentários

Mensagens populares