A rocha Tomé


Estive na Serra Nevada, o Tomé vinha aqui uma vez por ano convidado pela minha irmã . Este ano ela convidou-nos para vir em família, não foi posto em palavras mas acho que foi uma forma de proporcionar estarmos juntos num sitio onde o Tomé foi feliz. Fomos 5 adultos, 3 jovens e 2 crianças. A maior parte família próxima do Tomé. 
Acho que estive de mão dada com o Tomé aqui :)


Tomé estiloso versão neve... 


Fui passear sozinha, num sitio que o Tomé adorava, e de que falava muito. Na volta de uma curva encontrei a pista de chegada, muitas crianças a brincar na neve. Muitas famílias, muitos jovens a chegar em snowboard, qualquer um deles, de capacete e óculos podia ser o Tomé, nunca vi nem nunca vou ver o Tomé esquiar... Escondi-me para chorar. Foi maravilhoso, assim que comecei a chorar, a presença do Tomé que já não sentia há tanto tempo ficou forte. Consegui senti-lo ao meu lado com tanta clareza, o Tomé ao meu lado, tranquilo, a energia da nossa ligação, do amor entre nós, inconfundível. Não faço ideia se é o Tomé que sinto ou a minha imaginação. Não saber tem uma importância relativa. Está tão obviamente certo e faz-me bem. Senti-lo fez-me chorar mais, uma tensão que se tinha vindo a instalar durante os últimos dias começou a derreter. 


No último dia, o  meu sobrinho Guilherme, a minha irmã e o meu cunhado, levaram cinzas do Tomé para o sitio mais alto e deixaram-nas num recanto de uma rocha, agora para nós é a rocha Tomé :) Depois desceram uma pista especialmente dificil em honra dele. Aqui está a rocha Tomé:
A rocha Tomé é a da frente à esquerda... 


Aqui estão eles antes de descer a pista:



Não foi fácil mas foi bom. Nem sempre o fácil é melhor que o dificil... Nem sempre doer é uma coisa má. Nem sempre não doer é uma coisa boa. 

Os acontecimentos acontecem... mas os simbolos, o significado, somos nós que o atribuímos. Como ouvi há pouco, as coisas em si não têm sentido, somos nós que escolhe encontrar um sentido para elas. Por isso a partir de agora, na Serra Nevada há uma rocha Tomé, cada vez que pensar nela vou ficar feliz. Ela representa o nosso amor partilhado pelo Tomé, e representa também todas as alegrias que o Tomé viveu ali. 



Comentários

Mensagens populares