Até amanhã Tomé! - Mariana


Ontem à noite depois de uma noite tranquila de conversa sobre a vida, a morte e o universo. Eu e a Biana acabámos a noite a chorar a ler esta mensagem. Muito gratas Mariana Mestre.
São estas coisas que aconchegam o coração.

Fragilidade!
Faz hoje um ano que desapareceste, pelo menos em forma física, muito perto desta hora, julgo eu! Fez há poucas horas atrás, um ano que estava a jantar contigo e a tua família e a Irina, o teu último jantar, o nosso último jantar; há poucas horas atrás, há um ano, falávamos sobre as tuas projecções para o futuro, durante o caminho para a tua casa, e eu despedi-me com um "Até amanhã Tomé". (Devo confessar que me sinto "privilegiada" por ter passados das tuas últimas horas contigo). Mas o teu amanhã não chegou e o meu foi horrível e surreal...
A minha vida mudou muito durante este ano, acho que mudou para todos! Por vezes eu sinto que ainda não acreditei realmente, por vezes eu sinto falta de te ter connosco, a sorrir, a conversar, a pernoitar, enfim... por vezes parece que vou voltar a estar contigo em breve e, então, não sinto tanta falta, pq no meu intimo, hei-de estar contigo, ou tu estás connosco!?... Por vezes quase me sai da boca "Então e o Tomé?".


 Sei que viver com a perda de alguém querido, alguém que amamos é um processo para o resto da vida, todos os dias, com um sentir, diferente.
Agora vêm me à cabeça algumas das memórias que tenho contigo, apetece-me chorar e rir ao mesmo tempo!
Estes últimos dias têm me apetecido chorar muito... Sei que não têm mal nenhum! Depois da tua morte percebi que ser frágil não é mau, eu sou frágil, e sempre tentei mostrar ser uma pessoa forte, talvez por defesa, hoje percebo que, mtas vezes, a fragilidade e a força andam de mãos dadas... Não preciso de tentar mostrar nada, nem tentar esconder.
Tornei-me muito mais sensível em alguns aspectos e ao mesmo tempo "insensível", ou pelo menos já não me choca tanto algumas coisas! Não sei se é bom ou mau, ou nenhum dos dois.
Li várias coisas para tentar perceber qual poderá ter sido o teu caminho, o que poderá ter te acontecido depois, e por momentos deixo de ter medo da morte, pelo menos da minha, no entanto a minha condição humana faz-me, ao mesmo tempo, ter muito medo dela.Algo mudou muito em mim, ainda que eu não saiba dizer exactamente o quê, acho que ainda sinto-me perdida e confusa, talvez faça parte do processo!
No fundo sei que estás ao pé de nós e que me escutas quando falo para ti, por muitos momentos senti a tua presença, e não duvido dela por nada, mas por enquanto hei-de continuar assim, mas descansa que estou em paz contigo, e estou com a tua paz... Simplesmente eu ainda estou aqui, e ainda sinto aqui.
Obrigada Tomé! Estou a aprender a viver com aquilo que deixaste, hei-de ser aprendiz com que me sabe fazer feliz, sempre. Tenho muitas saudades tuas, do teu sorriso, da tua voz, dos teus olhos, da tua paz, também da paz que deixaste quando morreste, por incrível que pareça! ... tu és mesmo especial... tu és tão bonito, tão único!
Até amanhã Tomé.

Beijinhos do tamanho desse Universo para ti, e para Fátima Marques  Biancci Dubois Isac Pratas Sofia R. Sofia Helena e Iris Macedo. Sê aprendiz de quem te sabe fazer feliz

Comentários

Mensagens populares