Isac - Memórias e outras histórias

As cores não estão ótimas, mas adorei o coração :)

Texto do Isac do Livro do Tomé

Este livro tem várias histórias de pessoas que gostam do Tomé, sobre o Tomé.
Histórias sobre simples momentos, histórias sobre aventuras, histórias sobre como o Tomé é importante para nós. Histórias de pessoas que o conhecem há muito, há pouco tempo e até de pessoas que, ainda que o conheçam, nunca estiveram com ele. 
Muitas histórias ficaram por contar. E muitas histórias ainda estão para acontecer. Sim, porque o Tomé continua nas nossas vidas, todos os dias. 

Contar uma história sobre o Tomé podia ser contar como a nossa mãe luta todos os dias para manter viva a memória do Tomé e o Tomé sempre presente nas nossas vidas, e de como eu lhe estou agradecido por isso. Não que haja algum risco de esquecimento, não que as histórias deixem de estar presentes, mas é tão bom ver como o Tomé continua a ter um impacto tão grande na vida de cada vez mais pessoas, através da minha mãe, um impacto bom! :)

Ou podia ser uma história sobre como a nossa irmã se dedicou horas a recolher histórias e fotografias para fazer este livro, ou ainda de como tanta gente à nossa volta nos tem acompanhado sempre o melhor que podem, com todo o amor por nós e pelo Tomé. 

Custa-me muito que o Tomé não esteja connosco. Dói mesmo. Mas é uma dor um pouco egoísta, porque eu sei o quanto o Tomé me vai fazer falta para sempre. Sim, ele vai estar sempre comigo, mas não é como eu planeei. Porque eu tinha planos e imaginei tanta coisa com ele! E o Tomé vai-me fazer SEMPRE tanta falta. 

É difícil escolher uma história.
Lembro-me de quando o Tomé nasceu e fomos vê-lo à maternidade. Lembro-me de me apaixonar logo e cada vez mais. Lembro-me da sensação de o pegar ao colo, de andar com ele às cavalitas vezes a perder de conta, dele cair das cavalitas de outra pessoa e ganhar medo às cavalitas! Admito que me ofendeu na altura, lembro-me de pensar que nunca o deixaria cair. Sempre o quis proteger e vou sempre sentir que o devia ter feito melhor, ainda que saiba que é injusto. Acho que é uma coisa com a qual vou ter que aprender a viver!

Lembro-me de ter apanhado o maior susto da minha vida quando ele ia sendo atropelado por ir atrás de uma bola, lembro-me de saltar atrás dele para a água quando ele caiu de uma liana que usávamos para os mergulhos e macacadas, lembro-me de o ir buscar ao infantário e de ir a pé para casa a conversar com ele, lembro-me de o ir buscar a outras escolas e de o levar aos treinos do Olivais Sul de autocarro e de o ficar a ver cheio de orgulho! O Ronaldinho dos Olivais! :p Lembro-me das conversas, são tantas coisas boas!

Lembro-me dos últimos dias que estivemos juntos e do quanto eu estou agradecido por eles de todo o coração.  De como foi bom o Tomé vir jantar comigo e com 3 amigos meus no meu dia de anos no Lost Inn, só nós. De como os meus amigos ficaram impressionados com ele e de como ele se integrou tão tem (como sempre!) Do Tomé falar dos planos dele. Do orgulho que tenho dele, sempre. Lembro-me de estar com ele na relva no Domingo seguinte e com a minha mãe, a Bianca e a Sofia, a beber Sommersby. Sem nenhuma preocupação no mundo. Só nós e um dia espectacular.

Acima de tudo lembro-me do sentimento. O sentimento de o abraçar, de rir com ele, de o encher de beijinhos. Talvez daqui a muitos anos não me lembre de muitas destas histórias e me lembre de outras, mas sei que nunca me vou esquecer disto! Isto vai ficar sempre comigo. 

O Tomé ensinou-me muito, quando o Tomé nasceu, nasceu em mim um Amor que eu não conhecia. Um amor por um irmão mais novo (sim, porque a Bianca é a minha irmã "da mesma idade"). Um amor tão grande por uma coisa tão pequenina. É o que o Tomé vai ser sempre para mim: um pequenino que eu quero proteger e apertar e esfranganar!

Das melhores memórias que vou ter sempre comigo são os moches à mãe! Estes moches são ainda das melhores coisas do mundo, mas nunca mais vão ser o mesmo. E quanto a isso não há nada a fazer. Mas temos que continuar a fazer estes moches, porque eles são tão bons ainda assim. E porque o Tomé nunca vai deixar de estar connosco. Especialmente connosco!

Há dias em que dói muito, mãe. Como se todo eu fosse sugado para um buraco no peito. Tenho sorte de ter outras pessoas que me aquecem o peito com um quentinho bom! Não digo que me enchem o peito, porque um bocadinho vai estar sempre ocupado pelo Tomé. 

O Tomé vai ser SEMPRE o nosso pequenino e vai sempre aquecer-nos o peito por mais que estejamos desamparados, é assim que quero ter sempre o Tomé comigo! Ainda estou a trabalhar nisso. Diria que tenho um longo caminho. Mas sei que no final de contas o Tomé fez de mim uma pessoa melhor e me vai dar força para ser fiel a mim mesmo SEMPRE.

Estava-me a lembrar agora das traquinices do Puto Xarila (Também conhecido como Tomé do Laré do Cabelo em Pé) e de como os meus amigos o protegiam e se metiam com ele e de como ele sempre se gostou de integrar com eles! Lembrei-me do Bebé e do resto do pessoal se meterem com ele quando iam lá a casa jogar Playstation até o Tomé quase chorar às vezes e eu o defendia, de quando fomos ao Alentejo e andámos a fazer videos com macacadas e como macacos de imitação que incluiam mostrar o rabo à câmara e de como estávamos tão felizes, e de quando o Tomé foi passar uma semana ao Algarve comigo e quando eu chegava a casa do trabalho às 3 da manhã, ele estava a "dormir" no sofá à frente do computador com o jogo ligado e os meus amigos juravam todos que ele já devia ter adormecido pelo menos há 1 hora! :P

Tenho muitas saudades do nosso TOMECAS! Vou ter SEMPRE! Somos uns sortudos por o termos na nossa vida e por nos termos uns aos outros! E é disso que me vou lembrar SEMPRE!


(Moche ao Tomééééééée´!!!!!!)
(do laré do cabelo em pé!)

Comentários

Mensagens populares