Dia 1 - O que é ser aprendiz de quem nos faz felizes?


Adoro a frase do Tomé. Tenho pensado sobre ela. Afinal tenho-a tatuada junto ao coração :) foi mais fácil fazer a tatuagem do que é seguir o lema...

É fácil aprender com quem nos fez infelizes, tem um nome chama-se identificação com o agressor, acontece à nossa volta a todo o momento, é dessa identificação que nascem os ciclos de violência: pessoas magoadas magoam outras pessoas.

Aprendemos pelo exemplo.... ouvimos as palavras, podemos até repeti-las, mas no fundo quando a coisa aquece o que fazemos é repetir o que vimos fazer, e mais ainda o que nos fizeram. É difícil saber a que sabe uma pera sem antes ter comido uma. Podemos ter visto fotos, podem ter-nos explicado mil vezes, ainda assim só sabemos quando experimentamos. É difícil ter um conceito de respeito sem ter sido respeitado em algum momento. É difícil saber como amar-se sem ter sido amado. É difícil saber o que nos faz felizes sem termos sido felizes com isso. 

Uma coisa é o conhecimento teórico, outra a experiência pessoal. É fácil encontrar quem espere dos outros coisas sobre as quais não faz ideia como dar o exemplo. 

Para mim é sobre isto esta frase, vamos acabar por reproduzir coisas que nos fizeram, se não no dia a dia, quando nos salta a tampa e estala o verniz. É nessas alturas que faz diferença. Temos é a possibilidade de escolher. Houve com certeza pessoas que nos ensinaram a ser felizes e outras que nos ensinaram a ser infelizes, muito antes de podermos escolher. Muitas vezes a mesma pessoa ensinou-nos em diferentes alturas as duas coisas... o que ainda torna tudo um bocadinho mais confuso.

A mensagem do Tomé (a tal que ando a treinar seguir, mas ainda sem muito sucesso) é a de que como adultos podemos escolher. É provavelmente a maior diferença entre um adulto e uma criança: a possibilidade real de fazer essa escolha. A escolha de estar com as pessoas e alimentar as relações que nos fazem felizes e aprender com elas. Quando fazemos isso, paramos de alimentar os ciclos de violência e começamos a alimentar os ciclos de empatia, de cooperação.

Em todos nós há luz e sombra e acredito que sempre haverá, se fossemos anjos teríamos asas com penas e isso não ia dar nenhum  jeito a vestir t-shirts. Há pessoas que nos puxam para baixo, e às vezes passamos uma vida a querer mudá-las e no fim acabamos por nos tornar como elas. Há pessoas que nos puxam para cima e às vezes como não nos magoam, nem damos por elas. 

" ...a descida e fodida pq ai todos os santos ajudam para subir so quem te ama e te cuida e que te faz evoluir, progredir rumo à paz ao suceso longe do retrcoesso vais sempre a tempo para recomeçar e voltar a amar. sê aprendiz de quem te sabe fazer feliz." Tohm Dlocks

clica aqui para leres o texto completo desta frase

Comentários

Mensagens populares