Dia 4 - Projecto a Votação!


 Mesmo a atravessar a data do nascimento do Tomé, a partir de cerca de um mês antes e até cerca de um mês depois, iniciou-se a votação para o projecto "Aprendiz de quem te sabe fazer feliz"!

Sabe-me maravilhosamente que seja exactamente nesta altura!

Se te identificas tens agora uma oportunidade de agir e fazer parte deste sonho.
Podes votar online no link abaixo, basta o nome completo, o numero do CC e um contacto telefónico, todos podem votar independentemente do local de residência:





Se ainda não conheces o projeto aqui fica, este é um projeto piloto que pretendemos alargar a mais escolas e zonas do país:


APRENDIZ DE QUEM TE SABE FAZER FELIZ

Local Implementação: Escola Secundária Luisa de Gusmão e Escola Secundária Luis de Camões 

Aprendiz de que quem te sabe fazer feliz* é um projeto de capacitação de adolescentes frequentando os 9º ao 12º anos, com o objetivo de lhes dar ferramentas para a reflexão e definição de propósitos de vida, identificação de sonhos e concretização de projetos, em equipa, numa ótica de prevenção do bullying, comportamentos de risco, depressão e suicídio. Segundo o estudo da Unicef sobre a violência contra crianças, com base em dados de 190 países, uma em cada três crianças, com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo, são regularmente vítimas de bullying na escola. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é a principal causa mundial de doenças e invalidez entre os adolescentes, com o suicídio sendo a terceira maior causa de morte nessa faixa etária. Tanto o bullying como a depressão estão ligados à falta de projetos de futuro e dificuldade em criar laços emocionais significativos. É natural enfrentar resistência em abordar estes temas nestas faixas etárias, por isso a nossa proposta vai no sentido de criar competências e projetos. Através da metodologia do Dragon Dreaming, os adolescentes aprenderão a traçar e percorrer em equipa um trajeto em 4 fases, comportando Sonho, Planificação, Concretização e Celebração, ficando, no final, na posse de um mapa de vida individual. O Dragon Dreaming é um sistema integral para a criação de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis. Destina-se a reintegrar aspetos como a intuição e a lógica, o indivíduo e o seu ambiente, o pensamento e a ação, o trabalho e o jogo. O método reforça a cooperação, o trabalho em equipa e a liderança. Dragon Dreaming foi criado na Austrália há mais de 20 anos, por John Croft e Vivianne Elanta na Universidade de Western Austrália. Esta metodologia foi posteriormente objeto de pesquisa e desenvolvimento na Universidade de Londres, na UNESCO em Paris e na OIT / UNRISD em Genebra. O Dragon Dreaming está hoje a ser aplicado por toda a Europa Ocidental, na Austrália, Estados Unidos, Nigéria, Gana, Turquia e Sri-Lanka, tendo sido trazido para Portugal pela proponente. As atividades são propostas às escolas da Freguesia de Arroios e nelas promovidas pelo projeto de literacia e resiliência emocional nas comunidades Comover-se_mover-se em conjunto, ao longo de 1 ano letivo. 

No final de projeto, pretende-se que os destinatários experimentem: - Aumento da auto-estima e auto-confiança - Maior auto-conhecimento - Mais capacidade de colaboração em equipa - Clarificação de opções escolares e profissionais - Maiores índices de satisfação com a vida e esperança no futuro - Melhor capacidade de comunicação entre pares e com os adultos - Domínio de técnicas de auto-reflexão e mindfulness 

Outputs. No final de Aprendiz de quem te sabe fazer feliz, cada adolescente do grupo de trabalho terá desenhado para si um mapa de vida, onde poderá visualizar os seus sonhos e a forma como planeia concretizá-los. O projeto será encerrado com a criação de um mural coletivo em cada escola participante, com o apoio da GAU (Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa), e uma celebração inter-escolas aberta à população, em espaço público a definir, eventualmente integrada no festival Out Jazz ou nas Festas de Lisboa. Estes resultados serão avaliados através da aplicação de um questionário comparativo para os participantes do projeto (alunos e professores), no seu início e no fim, no grupo de trabalho e num grupo de controle. 

Divulgação Formas de divulgação previstas: - Página de Facebook - Instagram - Microsite - Vídeo de apresentação nas escolas - Pedido de divulgação a TV Arroios.


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