Ubunto - Bondade Humana




Acredito que a cura é um processo coletivo que começa por contar as nossas histórias autênticas, sem photoshop emocional. Se não for honesto não vale a pena ser escrito, e muito menos vale a pena ser lido. Só assim podemos começar a entender que estamos juntos, nas dúvidas, nas angùstias, nas alegrias, no amor. Todos estamos magoados de alguma forma, todos queremos ser felizes, todos temos sonhos secretos, todos temos uma natureza alegre e selvagem escondida algures à espera de poder aparecer. E todos precisamos uns dos outros.

"Eu preciso que tu sejas tu para eu poder ser eu" Proverbio Africano
Todos precisamos de Ubunto . Bondade humana... 

O Tomé também acreditava nisso:

"Pára, pensa e interioriza,
a sociedade onde vives só se deteriora
honestidade e bondade é o que ela mais precisa "

Honestidade e bondade é Ubuntu, o Tomé tinha sabedoria africana na alma, apesar de nunca ter chegado a conhecer Angola que era a sua terra através do pai.

Acredito na honestidade e bondade essencial das pessoas. Acredito que só muita dor e solidão, muita falta de amor transforma essa bondade e honestidade noutras coisas. Tal como o Tomé quero continuar a ser " capaz de ver uma centelha de bondade até no pequenino coração do Grinch" como diz a Bia neste texto

Vinha aqui partilhar o quão dificil é manter a determinação para fazer algo de bom a partir da inspiração do amor do Tomé. Como as pessoas e instituições estão ocupadas com coisas urgentes e é tão cansativo continuar a tentar lembrá-las de realizar as essenciais. 

Acabei de tentar falar com a direcção da escola do Tomé para saber se nos autorizam a fazer o evento  "Aprender a ser feliz" e mais uma vez ninguém pode atender. Há exames... não os culpo embora me irrite.. também eles seriam melhores se pudessem, mas não têm tempo para pensar e menos ainda para sentir. E perguntava-me: Porquê importar-me? Porquê dar-me ao trabalho? Porque não simplesmente deixar ir e tomar o caminho mais fácil? 

Comecei a escrever cheia de dúvidas, ao escrever, as respostas foram aparecendo. 
Numa reunião na escola do Tomé dei por mim a dizer uma coisa que sintetiza algo essencial para mim: explicavam-me como se explica às crianças tontas que fazer este evento na escola não ia ser fácil e de repente dei por mim a olhá-la nos olhos e a responder: 

"Então vamos fazer só o melhor possivel, porque não há razão nenhuma para fazermos menos, pois não?"

E é essa a minha resposta para mim própria. Vou continuar a fazer o melhor possivel, porque não há razão nenhuma para fazer menos. No fim sei que vou morrer, ndependentemente de ter feito o melhor possivel ou não... até lá quero estar viva, e ser humana, viver de coração aberto, mesmo quando doi, mas sobretudo quando o coração aberto me traz amor e alegria, sobretudo quando me traz Ubuntu. 

Obrigada Tomé por me teres lançado nesta viagem, é atribulada e gostava tanto que estivesses aqui a fazê-la comigo, o teu texto dizia "por uma pequena distração foi tudo em vão..." Só se eu não puder evitar vai ser em vão... é uma promessa da minha alma para a tua. Com muito amor.

Comentários

Mensagens populares