Imagem do arquivo do Tomé

Parece que ainda temos quase todos a necessidade de competir para compensar a insegurança e a falta de auto-estima verdadeira. Tenho pensado e lido muito sobre isto e, sinceramente, parece-me que sem começarmos a compreender isto, e que é assim que perdemos poder, tudo é muito difícil e demorado. 

Para mim é assim e tento cada vez mais estar atenta quando me esqueço: somos todos partes de um puzzle enorme, cada um é uma peça única e tem um lugar, sem todos o puzzle fica incompleto, ninguém é melhor ou pior, somos diferentes porque nos completamos, não tenho que saber tudo, fazer tudo porque felizmente há pessoas melhores que eu em inúmeras coisas (não, não é uma contradição, elas são melhores do que eu a serem elas, e eu sou melhor do que elas a ser eu) Muitas vezes penso "não gostava nada de ser como aquela pessoa" ou "gosto muito mais da maneira como eu faço, ou como eu penso"

Estou a aprender a aceitar que isso é bom, eu gostar de ser quem sou, não tem que ser desvalorizar o outro é só reconhecer que o que é certo para ele pode não ser certo para mim e está bem. Estava no outro dia a pensar na teoria das cordas, em que há imensos universos paralelos, acho que isso é um pouco o que acontece na terra, cada um de nós é um pequeno universo e vive num mundo único só seu, e que só próprio vê exatamente assim. E felizmente por causa da empatia posso até partilhar o mundo do outro e viajar por ele com ele. Não precisamos perder tempo a provar que o que estamos a ver está certo e o do outro está errado, pode estar tudo certo ao mesmo tempo. Não precisamos competir para ter direito á nossa verdade. 

Acho que quando percebemos isso uma quantidade enorme de energia fica disponível para fazer boas coisas. Abrindo o coraçao uns aos outros. Se não, acabamos por servir o sistema boicotando e minando a auto-estima uns dos outros por medo de não sermos os melhores. Cada vez tento não me levar tanto a sério,  nem sempre consigo, mas como um dos meus filhos diz tornamos-nos eximios em tudo o que praticarmos mais de 1000 horas 

Comentários

Mensagens populares