Dia 10 - Cansaço

Talvez seja o verão, talvez seja a aproximação do aniversário do Tomé, que por sua vez é próximo da sua morte, a verdade é que de cada vez que me sento para escrever, os olhos estão pesados, há um enorme cansaço. E tenho aceite isso. Eu tinha um plano: escrever 20 textos em 30 dias e esse plano não parece ir concretizar-se. E não faz mal. Os planos vão ter que se ajustar à realidade do meu cansaço. 

Hoje tive um encontro com dois pais que me trouxeram inquietações sobre a sua escola, o seu bairro, o seu filho. 

Falámos sobre as resistências à mudança, como os que tomam a iniciativa se colocam no meio da arena e correm o risco de serem devorados pelos leões, de como os mais prejudicados pelo sistema, são às vezes os seus maiores defensores e no essencial falámos sobre crianças e jovens, que são peões em jogos de poder dos adultos. Em escolas que têm os alunos "bons" e "maus" separados. Da diferença que faz de quem se é filho, e de como isso já é tão comum que quase não se nota.

Olhei para estes dois pais, que podem tirar o filho daquela escola se quiserem, mas que ainda assim se importam com os que lá ficam. Que se importam com os filhos que não são deles. E aqueceu-me o coração. 

Hoje disse a estes pais que só daqui a três semanas vou à escola deles, que vou de férias antes. Resisti à tentação de alterar tudo para fazer de bombeira amadora. E fiquei contente. Também a ajuda tem que ser sustentável e sustentada. É uma aprendizagem nova para mim e ainda muito titubeante de não me sentir compelida a dizer que sim a todos os pedidos de ajuda, menos aos meus. 

Sou eu quem está vulnerável agora. Não esperava que esta fase fosse tão forte mas está a ser. Não consigo fazer isto mas estou a fazer. Não há escapatória para as emoções. Têm-me dito que sou corajosa. Eu estou de acordo com a Brenee Brown em que a coragem é um músculo. que se treina Às vezes gostava de ter menos coragem. Ter coragem não é muito mais do que um sinal de uma vida difícil. 

Ás vezes é muito cansativo. Muitas vezes dá vontade de desistir. Mas não dá para desistir. Desistir tem consequências e essas consequências são nossa responsabilidade perante aqueles que não podem defender-se, perante os mais vulneráveis. Assim como cada pequena mudança é uma nossa alegria.

Há uns dias falava com uma mãe muito jovem sobre o significado de ser mãe sozinha. Olha para uma mãe sozinha e vais ver uma mulher corajosa, muitas gostavam de não ter o músculo da coragem tão bem treinado. Mas isto é um outra história, que fica para amanhã... ou depois... dependendo do cansaço. 

Há muita coisa realmente terrível a acontecer e que parece que as soluções chegam em câmara lenta, que essa lentidão significa para as crianças que estão a ser engolidas pelo sistema. Por outro lado há tanta coisa boa a acontecer, tantas pequeninas chamas que começar a iluminar. 

Hoje deixo aqui os nomes de alguns deles, se clicarem nos links vão poder saber mais sobre cada um. Deixo também o link para o projeto do meu coração, o Sê Aprendiz. 

Dêm uma olhadelas e guardem os links para os momentos de desalento, ajuda saber que não estamos sózinhos.

Vidas Ubuntu
"A minha história pode mudar a forma como vemos o mundo"

Sociedade do Bem
"A missão do projeto consiste em promover a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças e jovens através do exemplo."

Projeto Oxigénio
"Inspirar uma nova educação e organização"

Sê Aprendiz

"Honestidade e bondade é o que esta sociedade mais precisa"

Comentários

Mensagens populares